sábado, 8 de outubro de 2011

9ª Noite da Festa - 08/10

No dia do nascituro (08/10), foi celebrada a 9ª noite da Festa de São Francisco de Assis, tendo como lideranças a Pastoral Familiar, Encontro de Casais em Cristo (ECC) e Jovens. Animada pelo coral Santa Cecília, do bairro Clima Bom I, a Santa Missa foi presidida pelo padre Fernando Antônio, da paróquia São João Dom Bosco, localizada no Benedito Bentes II.
O tema meditado na celebração foi “Onde houver ódio, que eu leve o amor. Este era o lema de São Francisco. Que seja também o nosso”. Durante a homilia, padre Fernando ressaltou o convite que Deus faz para que todos participem do banquete especial com o Cordeiro, onde Jesus é a esperança. O sacerdote destacou ainda que é necessário colocar a confiança em Deus, para que assim todos possam ser felizes plenamente.
No momento do ofertório, tendo em vista o dia do nascituro, os paroquianos doaram itens para enxoval de bebê, os quais serão encaminhados para o Projeto Bem Vindo Bebê, da Arquidiocese de Maceió. No final da celebração eucarística, todas as grávidas receberam uma benção especial.
Após a missa, os festejos continuaram sob o comando do Ministério Canções de Paz, que com muito entusiasmo alegrou os devotos de São Francisco de Assis.
Paz e Bem!
Equipe PASCOM.
Acesse nossas fotos aqui:
http://www.facebook.com/#!/profile.php?id=100003019932387&sk=photos

Missa e procissão das crianças - Festa de São Francisco - 08/10

A Missa para as Crianças, realizada no penúltimo dia da Festa de São Francisco de Assis, foi repleta de muita animação. Durante toda a celebração, que começou às 16h, as crianças participaram e ouviram atentamente as palavras do padre Eduardo Tadeu.
Durante a homilia, o padre ressaltou a necessidade de cuidar do meio ambiente através de pequenos gestos, como o de não jogar lixo no chão. Também foi destacada a importância em promover a paz, tendo como exemplo os preceitos do santo.
Após a missa, organizados pelos pais e catequistas, as crianças, atendendo ao pedido do sacerdote, seguiram em procissão barulhenta por todo trajeto, com seus apitos e latas. Um pequeno andor, com a imagem de São Francisco de Assis, foi carregado pelos garotos maiores, que não abriram mão de levar do começo ao fim.
Chegando à matriz, o padre encerrou a caminhada e foram distribuídos doces aos pequenos, que ainda continuavam soprando seus apitos.
Paz e Bem!
Equipe PASCOM.
Acesse nossas fotos aqui:

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

8ª Noite da Festa - 07/10

Já estamos na 8ª noite da Festa de São Francisco de Assis e podemos dizer que a participação dos paroquianos vem sendo excelente. Neste dia 07/10, sexta-feira, tivemos como animadores o Apostolado da Oração e o MEJ. A Celebração Eucarística foi presidida pelo Pe. Antônio de Pádua, da Paróquia Santo Antônio, do município de Jacaré dos Homens, e animada pelo Coral Infantil Filhos de Maria Auxiliadora (Eustáquio Gomes).
O tema desta noite enfatiza a presença de Nossa Senhora, esta tão importante para nossa caminhada de fé, e nos levou a refletir sobre “São Francisco, saúda Maria: Salve ó morada do Senhor!”. Pe. António de Pádua nos falou que São Francisco sempre foi devoto de Nossa Senhora, e neste dia onde celebramos a Festa de Nossa Senhora do Rosário, enfatizou a importância da oração do Santo Rosário e lamentou pelos comentários maldosos que fazem a respeito de Maria.
Explicou que a oração que fazemos a Nossa Senhora, não é invenção dos católicos, mas é a plena proclamação do evangelho, na saudação do anjo à mesma e a proclamação de Santa Izabel.  Ressaltou que o papel de todos nós cristãos católicos é defender a nossa fé, pois sabemos que não estamos trazendo em nossa vida heresia alguma, pois temos uma fé contínua e que Maria faz parte; Ela que foi exemplo de fé, obediência e oração, guardando no silêncio do coração todas as provações e fatos que ocorriam com seu Filho. Explicou ainda que no Rosário meditamos e vivemos dentro da palavra de Deus em cada contemplação dos mistérios.
Exortou que não podemos brincar de ser Cristão, sendo necessário vivermos o amor de Cristo, assim como Maria, como os Santos e como São Francisco de Assis. A nossa atitude deve ser imitar ao Cristo, tendo a vida e o coração repleto do amor de Deus; precisamos deixar que o próprio Jesus nos conduza para vivermos em unidade com os outros irmãos, pois Ele está conosco. Finalizou dizendo que o Senhor é a fonte da verdadeira paz e somente com sua presença é que seremos capazes de imitá-lo e alcançarmos felicidade plena.
Na festa externa o Ministério Água Viva animou a noite com músicas bem dançantes, exaltando o nome de Jesus Cristo com muita alegria. Amanhã é o penúltimo dia de festa, que terá programação já no período da tarde com a Missa para as Crianças. Peçamos a intercessão de Maria Santíssima para que ela nos ajude a termos um coração de criança e a humildade de São Francisco, nos tornando cristãos melhores a cada dia.
Salve Maria!
Equipe PASCOM.

Acesse nossas fotos aqui:

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

7ª Noite da Festa - 06/10

São Francisco de Assis nos ensina a sermos instrumentos de perdão, onde em meio às ofensas possamos semear a paz que o perdão proporciona a todos que se propõe a perdoar e a pedir perdão. Eis o tema meditado nesta 7ª noite da Festa de São Francisco: “Onde houver ofensa, que eu leve o perdão; esta é a melhor forma de podermos estar em paz com nossos semelhantes e com Deus”.
Neste 7º dia dos festejos em homenagem ao nosso padroeiro, tivemos a graça da presença Eucarística de Nosso Senhor Jesus Cristo, a partir das 17:30, em seguida a recitação do Santo Terço e a meditação sobre a vida de São Francisco. A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Elison Silva, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, no bairro de Santa Lúcia, e animada pelo Coral Unidos em Cristo da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Conj. Eustáquio Gomes. Vale ressaltar as lideranças da noite: Legião de Maria, Homens do Terço e Movimento da Mãe Rainha.
Pe. Elison enfatizou durante a homilia acerca da perseverança, onde a palavra de Jesus nos ensina a buscar sempre e nunca desistir, porque Deus quer estar perto de cada um de nós, sendo necessário que vivamos do mesmo modo que Jesus viveu; fiel até a morte de cruz com a certeza de que Deus Pai estava com Ele. Se permanecermos unidos e perseverantes em Deus, fazendo da nossa vida um constante despojamento no Cristo, seremos árvores que darão muito frutos, pois é possível vivermos a vontade de Jesus, onde podemos visualizar essa verdade através da vida dos Santos.
Afirmou que São Francisco é um grande exemplo quando falamos de perseverança e fidelidade, pois o mesmo se despojou totalmente em Deus, abraçando ao Cristo de corpo e alma, deixando riqueza, conforto e prestígio para ser um servo. Porém, para isso é imprescindível atitude para mudar de vida e para perdoar, fazendo como Jesus fez na Cruz quando disse: “Pai perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem”. Enfatizou que vivemos em meio ao perdão de Deus, pois o Senhor está sempre disposto a nos perdoar, independente do pecado, basta que tomemos a atitude de não guardar no nosso coração aquilo que não cabe no coração do Cristo, isto é, não permitamos que o sol se ponha com o ressentimento dentro do nosso coração. Pe. Elison ressaltou que onde não há perdão não há a presença de Jesus.
Finalizou dizendo que vale a pena vivermos uma vida cheia do amor de Deus. Assim, é necessário pedirmos a Deus, diariamente, que Ele nos dê a graça de vivermos a Sagrada Eucaristia, o amor, o perdão e a fé, convictos da verdade maior que é: Ele está no meio de nós! A presença da cantora Helena dos Anjos abrilhantou ainda mais a noite, animando, após a Santa Missa, a festa externa. Os paroquianos cantavam junto com a mesma em verdadeira comunhão de fé e louvor a Deus.
A exemplo de Jesus Cristo e São Francisco continuemos firmes no decorrer da festa e na caminhada rumo ao céu, com a intercessão da Virgem Maria que também soube ser fiel a Deus em todos os momento de sua vida.
Paz e Bem!
Equipe PASCOM
Acesse nossas fotos aqui:

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

6ª Noite da Festa - 05/10

Neste dia 5 de outubro celebramos a 6ª Noite de Festa em homenagem a São Francisco de Assis, tendo como liderança a Equipe de Liturgia, MECES, Acólitos e Ancilas. Na Santa Missa tivemos como celebrante o Monsenhor Celso Alípio, Pároco da Catedral Metropolitana de Maceió, e a animação do Coral Servos do Senhor, do bairro da Gruta, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes.
O tema refletido foi “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz! A paz é um dom de Deus; é necessário, pois pedi-la!”. Durante a homilia Monsenhor Celso enfatizou o dia de São Benedito, o qual também era Franciscano e Missionário de característica semelhante a São Francisco, no que concerne a humildade e simplicidade. Quando falou sobre São Francisco enfatizou o amor, respeito e carinho pelo presépio e pelo calvário, onde compreendia o despojamento total de Jesus Cristo. Por isso fez da sua vida uma total entrega e despojamento em favor da missão, na promoção da paz como instrumento de Deus para essa finalidade e no amor e respeito a toda criatura.
São Francisco, como promotor da paz, fazia o que Jesus pediu a seus discípulos, que ao entrar na casa de qualquer pessoa desejasse a paz, pois Ele ó Senhor da paz; a Igreja como Mãe que orienta e educa incentiva a vivermos a paz, por esta ser fruto da justiça e conduzir ao respeito à pessoa humana. Monsenhor Celso ainda salientou que a paz é fruto do amor e também é fruto da alegria, e esta alegria é resultado do desprendimento aos bens materiais, pois estar com Deus é tudo, o qual nos concede o que é necessário. Finalizou afirmando que Jesus Cristo é o Senhor da Paz sendo imprescindível pedi-la em oração.
No momento da festa externa a animação foi sob a responsabilidade do DJ Angel da Paróquia São João Maria Vianney (Centro de Cooperação Dom Bosco) que com música eletrônica anunciou o nome do Jesus Cristo e contagiou a todos com esse ritmo eletrizante.
Neste dia dedicado a São Benedito rogamos a Deus para que por intercessão deste e de São Francisco de Assis, o Senhor nos conceda a graça da humildade, da alegria, da justiça, do amor e da paz.
Senhor fazei de mim instrumento de vossa paz!
Equipe PASCOM
Acesse nossas fotos aqui:

terça-feira, 4 de outubro de 2011

5ª Noite da Festa - 04/10

Dia 4 de outubro é o dia em que a Igreja Católica Apostólica Romana dedica a São Francisco de Assis. Nesta 5ª noite da festa em homenagem a este homem de fé, a celebração eucarística foi marcada pela presença das Irmãs Franciscanas, da Catequese e das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares do Santos Dumont, estes que lideraram a noite com entusiasmo e fé.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Marcus Antônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do município de Capela, o qual nos ajudou a refletir sobre o tema “São Francisco ama o criador e cuida das criaturas”. Seguindo o exemplo de São Francisco, no que concerne ao amor e ao cuidado para com as criaturas, durante a tarde foi realizada a benção dos animais, enfatizando que São Francisco via nos animais e em cada criatura a ação do criador. Sendo assim, exortou a todos quanto ao cuidado com os animais, plantas e com o ser humano, este que é a maior de todas as criaturas.
Pe. Marcus Antônio iniciou a homilia salientando acerca da radical mudança de vida, o qual deixou a riqueza da casa dos seus pais e renunciou a sua juventude para abraçar a pobreza e levar a todos o autêntico amor de Deus a todas as criaturas, demostrando um amor incondicional ao criador, transformado em serviço pelo próximo.
Em seguida ressaltou o evangelho proclamado, e salientou sobre as atitudes das irmãs Marta e Maria, dizendo que é imprescindível para nossa caminhada de fé fazermos a opção pela melhor parte, ou seja, escolher seguir Jesus Cristo e colocar em prática os ensinamentos que o próprio Deus nos revela. Assim tenhamos como exemplo, depois de Jesus Cristo, o nosso padroeiro São Francisco de Assis, que fez como Maria, preferiu ficar aos pés do Senhor e fazer da própria vida uma verdadeira doação em favor dos mais necessitados.
No final da Santa Missa a catequese paroquial fez uma apresentação com mistura de dança e teatro, homenageando a São Francisco de Assis. Neste dia, vale lembrar também o dia da Ecologia que nos convida a firmar um propósito de respeitar e proteger a natureza dos gananciosos. Tendo São Francisco como patrono e exemplo, certamente não teremos dificuldades para proteger o nosso planeta.
É assim que estamos vivendo esses dias de festa, com alegria, fé e amor. Além disso, é importante salientar o aprendizado de cada dia que nos impulsiona a ter mais amor por São Francisco, pela nossa Igreja Católica e, consequentemente, a Jesus Cristo.
Paz e Bem!

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

4ª Noite da Festa - 03/10

Liderada pela Renovação Carismática a 4ª noite da Festa de São Francisco foi repleta de muita animação e entusiasmo. Após a recitação do Santo Terço, foi conduzida pela Irmã Nadja uma reflexão sobre o Nosso Padroeiro e os leprosos, onde foi enfatizada a relação de caridade, humildade e misericórdia entre São Francisco e os pobres e enfermos.
A Santa Missa foi animada pelo Coral do Terço dos Homens, da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no Eustáquio Gomes e presidida pelo Pe. Francisco Teixeira, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Bom Parto, no bairro do Bom Parto. Tivemos a graça de ser exortados quanto à fuga da missão que Deus nos confia que é ser profeta de Jesus Cristo, no anúncio do evangelho. Quando fugimos de Deus vamos ao fundo do poço, não por castigo do mesmo, mas por opção de cada um, nos tornando cristãos enfraquecidos sem forças para lutar contra o pecado. Assim, fica para nós a lição de não fugir da presença de Deus e permanecermos sempre diante da bondade e misericórdia do Senhor.
Foi refletido ainda sobre o amor como mandamento maior, onde é imprescindível amarmos o próximo, isto é, amarmos a todo aquele que está conosco em todo o tempo e em todo o lugar, sendo imagem e semelhança de Jesus Cristo, agindo da mesma forma que o Samaritano que acolheu e cuidou do homem que estava caído no meio do caminho. É necessário fazermos com o outro aquilo que desejamos que o outro faça conosco; estarmos dispostos ao serviço, usando de caridade e bondade na acolhida para com o pobre e o leproso, a exemplo de nosso padroeiro, São Francisco de Assis.
Vale ressaltar que em comunhão com a Igreja do Brasil foram mencionados os Beatos André e Ambrósio, presbíteros e mártires, que morreram testemunhando a fé em Cristo nos engenhos de Cunhaú e Uruçu, no Rio Grande do Norte.
  Ainda faltam seis dias para o término dos festejos em honra a São Francisco de Assis e a cada dia saímos da Celebração Eucarística cheios da graça de Deus e revigorados na fé, compreendendo ainda mais acerca de valores e princípios, como a caridade, a misericórdia e a humildade, os quais podem ser encontrados na vida do nosso patrono. Permaneçamos fiéis até o último dia e certamente aprenderemos muito sobre a vida de São Francisco e, principalmente, sobre a presença do Senhor Jesus na nossa vida.
Paz e bem!

domingo, 2 de outubro de 2011

3ª Noite da Festa - 02/10

Refletindo sobre o tema “São Francisco louva a Deus pela natureza”, nesta 3ª noite de festa em homenagem ao nosso Padroeiro, a Santa Missa foi presidida pelo Pe. Alex Sandro, pároco da Paróquia de Santa Luzia de Siracuza, do município de Santa Luzia do Norte, e animada pelo coral infantil, Fé e Vida, da Comunidade Nossa Senhora da Conceição.
Pe. Alex Sandro levou-nos a refletir acerca do que Deus espera de nós, pois o mesmo possui um plano missionário para todos seus filhos. Enfatizou a vida de São Francisco como defensor do homem e da natureza, renunciando a própria vida em favor dos pobres, para que estes encontrassem a esperança.
Desse modo, São Francisco demonstrou que realmente tinha Jesus no coração vendo no próximo a Sagrada Face de Cristo. Entendeu que a sua missão era defender a natureza reconhecendo que tudo o que foi feito por Deus é bom, o qual exalta tão bem no seu Cântico às Criaturas. E é por isso que precisamos preservar a criação de Deus: o homem e a natureza; em verdadeiro louvor ao Senhor.
Os animadores desta noite foram os fiéis da Comunidade de Nossa Senhora da Conceição, que com alegria tornou a celebração eucarística ainda mais bonita. Na festa externa, o grupo Coração Chagado fez com que os fiéis se divertissem em ritmo de pagode, e de maneira sadia e bem brasileira, o nome de Jesus foi anunciado com fé e amor.
Continuemos firmes e que a graça de Deus permaneça conosco nestes dias de festa em homenagem a São Francisco de Assis.
Senhor fazei-nos instrumentos de vossa paz!
Equipe PASCOM

2ª Noite da Festa – 01/10

Animada pela Comunidade de Nossa Senhora das Graças e Romeiros do Padre Cícero, a 2ª noite da Festa de São Francisco de Assis foi repleta de muita alegria e provação de fé, onde a presença marcante dos fiéis enriqueceu ainda mais os festejos paroquiais no primeiro dia de outubro, mês dedicado as Missões.

            A solenidade começou às 18h30, com a recitação do santo terço pelos romeiros da paróquia. Animada pelo coral Nossa Senhora da Conceição, a Santa Missa, que teve início às 19h30, foi presidida pelo padre Antônio Marcos, que refletiu sobre o tema “São Francisco e o seu amor para com o ser humano”.

 Durante a homilia, padre Antônio enfatizou a autenticidade de Jesus Cristo, em quem São Francisco se espelhou, tendo como aspecto primordial do cristianismo o amor ao próximo.  O sacerdote também lembrou a todos quanto à acolhida, pois, segundo ele, muitos de nós, que nos dizemos Cristãos, somos os primeiros a julgar e a condenar. “Será que estamos sendo verdadeiros Cristãos ou estamos apenas fazendo de conta? É necessário olhar para o exemplo de São Francisco de Assis, orando e vivendo como instrumento de paz”, questionou o padre.

            Depois da missa, a festa continuou e a animação ficou sob responsabilidade do Ministério Adonai, da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.

            E é desse modo que a Festa de São Francisco de Assis vem sendo realizada: com fervor, fé e alegria.

Paz e bem!

              Equipe PASCOM.