sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encerramento da Festa de Nossa Senhora Conceição - 08/12/2011


Após o tríduo festivo em honra a Virgem Maria, a Comunidade Nossa Senhora da Conceição, do Novo Horizonte celebrou hoje o encerramento das festividades em homenagem a Imaculada Conceição, que teve como tema central “Imaculada Conceição, reflexo do coração materno de Deus”.
Em cada noite foram abordados subtemas que ressaltavam o testemunho de Maria quanto à acolhida da palavra, a geração da vida e a inspiração da missão, onde os fiéis puderam observar em Nossa Senhora o exemplo de fé a ser seguido na caminhada rumo ao reino dos céus. Precedendo as celebrações eucarísticas todas as noites fora realizada a recitação do Santo Terço e neste último dia cantou-se o Ofício da Imaculada Conceição num gesto de fé e amor a Virgem Maria.
No término das festividades presidiu a Celebração Eucarística, o Pe. Elison Silva, da Paróquia Nossa Senhora das Dores, do bairro da Santa Lúcia, o qual falou sabiamente sobre a Virgem Maria, ao explicar sobre a escolha de Deus por Maria, uma mulher repleta de graça que na sua simplicidade soube amar ao Senhor com um coração puro e cheio de fé.
Lembrou que muitos teólogos afirmam que a Virgem Maria é o modelo de santidade e exortou que é imprescindível fazer o que a Virgem Maria pediu: “fazei tudo o que Ele vos disser”, para assim alcançar a felicidade em plenitude, a felicidade de ser filho amado de Deus. Finalizou dizendo que Nossa Senhora é também o exemplo de coração acolhedor e que é necessário que todos os cristãos sigam esse exemplo em virtude de uma sociedade melhor, de uma igreja acolhedora e de servos prontos a dizer sim a Jesus e a missão apostólica.
Após a missa os fiéis saíram alegremente em procissão pelas ruas da comunidade, cantando louvores a Deus, suplicando a intercessão da Virgem Maria pela paz nas famílias e a benção do Senhor Jesus Cristo para todos os fiéis, encerrando com a benção do Santíssimo Sacramento ao retornar a Capela da Imaculada Conceição.
A Comunidade Nossa Senhora da Conceição, no Novo Horizonte, é uma das Comunidades vinculadas à Paróquia São Francisco de Assis, no bairro Santos Dumont, sob a responsabilidade de Pe. Eduardo Tadeu, Administrador Paroquial da mesma. Que a súplica pela intercessão da Virgem Maria e pela benção de Jesus Cristo seja um ato constante na vida do todos os filhos de Deus.

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Celebração Eucarística em honra a Imaculada Conceição - 08/12/2011

O dia 08 de dezembro a Igreja Católica Apostólica Romana dedica-o a solenidade da Imaculada Conceição. A Paróquia São Francisco de Assis celebrou com grande alegria esta festividade em honra a Nossa Senhora, iniciando a Celebração Eucarística as 07:30, com a animação do Coral Arca da Aliança.
Durante a homilia Pe. Eduardo, Administrador Paroquial, iniciou sua fala enfatizando que Maria foi o primeiro fruto da redenção de Cristo, a qual foi concebida sem pecado. Ressaltou que por ser cheia de graça e preservada do pecado foi escolhida para ser Mãe do Salvador. Citou dois momentos em que Nossa Senhora apresentou-se como a Imaculada Conceição: na presença de Santa Catarina de Labouré e em Lourdes. O dogma da Imaculada Conceição foi proclamado por Pio IX após muitos anos de manifestação de fé e comprovação desse feito.
Acrescentou que esse dogma de Maria é uma verdadeira demonstração da vitória de Deus contra o mal, com a preservação do pecado e acolhida do salvador no seu ventre. Deus preservou a dignidade de Nossa Senhora quando esta disse sim a concepção de Jesus, enchendo-a do Espírito Santo. Finalizou que falar de Maria é uma graça para todo cristão rogando a mesma que ajude a todos na renuncia ao pecado em toda caminhada de fé.
No final da Santa Missa, foi realizada a incensação do altar de Nossa Senhora enquanto todos os fiéis entoavam junto com o coral o Hino da Imaculada Conceição.
Imaculada Conceição, rogai por nós!

3ª Noite da Festa de Nossa Senhora da Conceição - 07/12/2011

Nesta terceira noite da festa de Nossa Senhora da Conceição, foi meditado o tema “Coração de Maria gerador da Vida”, tendo como liderança os fiéis da Matriz de São Francisco de Assis, Renovação Carismática, ECC e Pastoral Familiar. O celebrante da noite foi Monsenhor Rubião Lins Peixoto, da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, do bairro da Gruta e animada pelo Coral Nossa Senhora da Conceição, da própria comunidade.
Monsenhor Rubião iniciou sua homilia afirmando que só se vê bem com o coração. Enfatizou que celebrar a festa da Imaculada Conceição é celebrar a autêntica fé católica, pois Maria foi proclamadora da palavra em todos os povos. Isenta de todo o pecado ela foi repleta da graça de Deus, onde pode-se constatar na saudação do anjo quando diz “Ave cheia de graça o Senhor é contigo”.
Ressaltou que quando Maria disse sim a Deus, ela aceitou ser geradora da vida, com o coração aberto sendo fiel ao propósito do Senhor. E este é o grande motivo que todos a proclamarão bem-aventurada, pois ela gerou Cristo na mente, no coração e na fé.
Foi nas entranhas de Maria que a vida, a palavra e a salvação foi gerada e aos cristãos só resta ouvir a palavra, vivê-la, fazendo verdade a exortação de Maria quando diz fazei tudo o que ele vos disser. Finalizou rogando a Nossa Senhora que a mesma intercedesse por todos na vivência do evangelho e realização da vontade de Deus.
Após a Santa Missa a animação continuou na festa externa, onde os fiéis permaneceram com muito entusiasmo na quermesse, saboreando deliciosas guloseimas, tortas e bolos, enquanto louvava a Deus com música eletrônica católica. A animação externa foi promovida pelo grupo jovem da comunidade, chamado Força Jovem.

Amanhã será o último dia dos festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição, onde será celebrada a Missa Solene, seguida pela procissão com a imagem da Imaculada Conceição pelas ruas da comunidade. Que todos se façam presentes neste ato de fé e amor a Jesus Cristo, suplicando a intercessão de Maria Santíssima, Mãe de Deus e nossa Mãe.

2ª Noite da Festa de Nossa Senhora da Conceição - 06/12/2011

A segunda noite da festa de Nossa Senhora da Conceição, nesta terça-feira (06), teve como tema “Coração de Maria inspirador da Missão”. Com a liderança a Comunidade Nossa Senhora da Assunção, Apostolado da Oração, Acólitos e Ancilas, MECE, MEJ e Catequese tiveram participação efetiva na Celebração Eucarística, demonstrando verdadeiro ato de fé a Deus e devoção a Nossa Senhora.
A Missa foi animada pelo Coral Arca da Aliança, da Igreja Matriz de São Francisco de Assis e presidida por Pe. Eduardo Tadeu, administrador paroquial da mesma, o qual levou a todos os fiéis a refletir acerca da missão de Maria, a qual se referia à educação de Cristo e ao entendimento da gratuidade do amor de Deus. Enfatizou que a partir do sim de Maria sua missão se iniciou quando a mesma foi visitar a sua prima Isabel.

Lembrou que o apostolado concedido por Deus a Maria, teve como característica peculiar o silêncio missionário, levando-a a servir com um coração repleto do amor de Deus, a qual neste silêncio compreendeu a vontade do Senhor e pôs em prática plenamente.
Nesta noite da festa, oito crianças da Comunidade participaram pela primeira vez do banquete eucarístico, os quais se prepararam pelo período de um ano e três meses na catequese para receber o Sacramento da Eucaristia. As catequistas responsáveis pela formação catequética das crianças foram Daniele, Dona Lúcia, Beatriz e Denise. Pe. Eduardo, falando diretamente as crianças que fizeram a primeira comunhão, enfatizou a necessidade de seguir o exemplo de Cristo e o exemplo dos Santos e Santas da Igreja, para alcançar uma vida de santidade verdadeira.
Após a Celebração Eucarística, a festa continuou no ambiente externo da Igreja com a quermesse e a animação do Ministério Fé Viva. Os festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição prosseguem até o dia 08, onde será celebrado solenemente o dia dedicado à padroeira. Que todos permaneçam fiéis e participem com muita alegria na continuidade da festa da Imaculada Conceição.
Salve Maria!    


1ª Noite da Festa da Imaculada Conceição - 05/12/2011



A Comunidade do Novo Horizonte iniciou, nestes 05 de dezembro, o primeiro dia dos festejos em honra a sua Padroeira, Nossa Senhora da Conceição. Tendo como liderança os fiéis da Comunidade Nossa Senhora das Graças, a Legião de Maria, Homens do Terço e os Movimentos Marianos.
Presidiu a Santa Missa o Pe. Walmir Galdino, o qual ajudou a todos os presentes a refletir sobre o tema “Coração de Maria acolhedor da palavra”. O Coral Unidos em Cristo animou solenemente a Celebração Eucarística, onde por meio de canções marianas levou os devotos de Nossa Senhora da Conceição a melhor participar da mesma. No início da Missa foi recebida a imagem de Santa Inês, essa pertencente à comunidade, a qual foi doada por um fiel da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Conj. Eustáquio Gomes de Melo.
Durante a homilia Pe. Walmir enfatizou que todos eram convidados a rezar. Ressaltou que Maria em todos os momentos de sua vida sempre apontou a Jesus, Ela que com um coração acolhedor soube acolher a palavra de Deus, podendo ser tida como exemplo de fé para os cristãos dos dias de hoje e sempre.
  Exortou que quando se acolhe a palavra de Deus, acolhe-se também diversas exigências e exemplificou que Maria quando acolhe a palavra em seu coração, acolhe também a dor e tem o seu coração transpassado de dor durante a vida e morte de Jesus. Destacou que a vida dos cristãos, atualmente, não difere do ocorrido a Nossa Senhora, porém afirmou que aquele tem fé pode ter tudo na sua vida transformado.
Lembrou ainda que as nossas vidas se unem a Deus por meio da oração, sendo necessário possuir vida de oração para acolher a palavra, ouvi-la atentamente, se alimentar da mesma e pô-la em prática no dia a dia, como fez Maria, no seu silêncio, permitindo que Deus fizesse nela maravilhas. Após a homilia foi realizada a benção na capela do Santíssimo Sacramento e das imagens do Sagrado Coração de Jesus e de Santa Inês.
Estiveram presentes na Celebração Eucarística fiéis das Comunidades Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Assunção, da Matriz de São Francisco de Assis, além de paroquianos da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora.
Após a Missa, a quermesse foi animada pelo Ministério Canções de Paz, da Matriz de São Francisco de Assis, abrilhantando ainda mais a 1ª Noite dos Festejos em honra a Nossa Senhora da Conceição. A Festa continua até a quinta-feira (08). Ao encerrar esta primeira noite sentimos que por meio da intercessão da Imaculada Conceição, a cada momento Deus é presente na vida de cada fiel devoto de Maria. Que os nossos corações se tornem disponíveis a acolher e anunciar a palavra de Deus.
 Salve Maria Imaculada!