quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Fiéis da Paróquia São Francisco de Assis celebram com fé o Dia de Finados

No dia 02 de novembro a Igreja Católica dedica suas orações aos fiéis defuntos. Assim a Paróquia São Francisco de Assis também rezou com muita fé, em intercessão pelos falecidos. A Santa Missa iniciou às 18:00, na Igreja Matriz, e foi animada pelo Ministério Água Viva, que através de canções próprias, fazendo referência à ressurreição de Cristo, ajudou aos presentes a melhor interiorizar a reflexão do dia.
Durante os ritos iniciais, após o ato penitencial, foi lida a lista dos falecidos que foram apresentados como intenção para a Celebração Eucarística. Durante a homilia Pe. Eduardo Tadeu ressaltou que a temática da celebração de hoje é a vida e a ressurreição, onde por meio das leituras bíblicas o Senhor nos leva a compreender o mistério da ressurreição.
Lembrou ainda que a Missa de hoje nos reúne para rezarmos por todos os fiéis, mas também para reavivar a esperança de todos. Enfatizou que Jesus Cristo, venceu a morte e foi ao céu preparar para aqueles que creem a morada eterna. Salientou que não se deve ter medo da morte e nem sentir tristeza pela perda de um ente querido, e sim sentir saudade, exortando que para aquele que crer a vida não é tirada e sim transformada.
Citou o Catecismo falando sobre a existência de três estágios na eternidade do céu, do purgatório e do inferno. Explicou que aquele que tem o costume de visitar o cemitério, o faz em sinal de saudade e oração, crendo na palavra de Cristo quando diz: “Todo aquele que crer em Mim terá a vida eterna”. Chamou a atenção para o modo de vida que cada um está vivendo, onde é necessário refletir quanto a maneira correta de viver para alcançar o céu e obter a vida em plenitude.
Encerrou ressaltando que é preciso ser bem-aventurado para assim herdar o reino dos céus.

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Fiéis da Paróquia São Francisco de Assis participaram do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2

A cidade de Maceió (AL) foi sede do 4º Mutirão de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB (Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte)    , um evento promovido pela Igreja para promover o diálogo entre fé e cultura. O evento foi nos dias 28 a 30 de outubro, e reuniu cerca de 400 pessoas de todas as 21 dioceses dos estados. O tema foi “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”.

Na abertura, a irmã Paulina, Joana Puntel, pós-doutora em comunicação, realizou a conferência sobre o tema geral e afirmou que falar de comunicação implica não somente acompanhá-la no mercado, mas também os paradigmas da cultura digital, sempre ressaltando a necessidade de ser artífice da evangelização nesta ambiência.

O sábado foi reservado à participação de 14 oficinas que ocorreram simultaneamente, sendo assessoradas por diversos comunicólogos de todo o Brasil. O último dia foi dedicado à análise crítico-reflexiva nos oito seminários promovidos, onde os participantes discutiram sobre a importância da comunicação na Igreja em suas mais variadas formas de pastoral.

O 4º Muticom teve como um dos marcos principais o lançamento da Agência de Notícias João Paulo II, formada por correspondentes de todas as dioceses do Regional Nordeste 2. A iniciativa está sob a tutela de Mayara Renata, Assessora de imprensa do Regional Nordeste 2, com sede em Recife (PE), da jornalista Márcia Marques, da diocese de Campina Grande (PB) e do seminarista e webdesigner Jerônimo Pereira, Alagoas.
O próximo Mutirão de Comunicação Regional será realizado em Campina Grande (PB) no ano de 2014. No mês de março de 2013 haverá reunião para definições sobre este evento e neste mesmo ano acontece o Mutirão de Comunicação Nacional na arquidiocese de Natal (RN).

Durante reunião dos articuladores diocesanos foi eleita a nova coordenação da Pastoral da Comunicação do Regional Nordeste 2, tendo a jornalista Márcia Marques da Diocese de Campina Grande (PB) como Articuladora geral e Sandra Cavalcante da Arquidiocese de Olinda e Recife (PE) como Secretária. Dom Manoel Delson permanece como Bispo Referencial e Pe. Eduardo Tadeu ou Pe. Moisés fará parte da equipe como Membro do Conselho.

“Assumir o Regional é uma grande responsabilidade que a faço como muito carinho; pois há co-responsabilidades na articulação, já que irei trabalhar com muitas pessoas competentes, oriundas de realidades diversas. Sei que tudo irá dar certo por conta do amor visível das mesmas a esta missão”, relata a nova articuladora, Márcia Marques.

Alguns fiéis da Paróquia São Francisco de Assis participarm das oficinas e seminários, além de se fazerem presentes na noite cultural, no Centro de Convenções, na V Bienal do Livro.