sábado, 6 de outubro de 2012

Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, encerra novenário em honra ao seu Padroeiro.


Após nove dias de festa em homenagem ao seu Padroeiro a Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, encerrou neste sábado (06) os festejos em honra ao Santo com a procissão pelas ruas principais do bairro.
Em cada noite os fiéis participaram ativamente da recitação do Santo Terço, das Celebrações Eucarísticas e animações externas. Presidiram as Missas os padres: Monsenhor Rubião Lins Peixoto, Pe. José Aloísio, Pe. Luciano Duarte, Pe. Érico Falcão, Pe. Francisco Teixeira, Pe. Fernando Antônio, Pe. Cícero Lenisvaldo, Cônego José Kermes Martins, Dom Antônio Muniz Fernandes e Pe. Elison Silva, este que presidio a Missa Solene de encerramento da Festa.
Através do tema central “São Francisco ensina-nos a ouvir, refletir, amar e viver a Palavra de Deus” foi refletido o documento do Papa Bento XVI, Verbum Domini, que significa palavra de Deus, onde em cada Missa uma temática particular do documento foi apresentada. Na Missa de encerramento Pe. Elison, já no início da homilia, convidou os presentes à escuta da palavra, uma vez que a entendendo e compreendendo é possível pô-la em prática. Afirmou que a palavra de Deus é viva e revela o próprio Jesus.
Ao falar sobre São Francisco de Assis lembrou que o mesmo sentiu e vivenciou a palavra refletida na transformação de sua vida apaixonando-se inteiramente por Cristo. Assim aprendeu a amar até o fim trocando tudo o que tinha e o que era por esse amor, amor esse que liberta. Finalizou citando uma fala de São Francisco o qual dizia “nada me pertence, somente Jesus” exortando os presentes a sentir também esse amor apaixonado pelo Cristo.
Ao término da Celebração Eucarística os fiéis saíram em procissão com a imagem do Santo Padroeiro entoando alegres canções franciscanas e de paz, suplicando a Deus a paz nas famílias e na comunidade. Ao retornar à Igreja Matriz houve a benção do Santíssimo Sacramento e o sorteio da rifa da moto que teve como ganhador o Sr. Manoel Silva, membro do Apostolado da Oração e fiel ativo na Paróquia.
Na quinta-feira (04), dia dedicado a São Francisco de Assis, foi realizada a benção dos animais como gesto concreto do amor que o referido tinha aos animais e a toda criação de Deus. Na sexta-feira (05), com a presença do Arcebispo de Maceió, foi inaugurado o Centro Pastoral Dom Antônio Muniz Fernandes com o descerramento da placa e a benção do Centro Pastoral.
Na animação da festa externa estiveram presentes os Ministérios Vaso Novo, Tronos e Guerreiros de Cristo, os Seresteiros de São Vicente de Paulo, DJ Léo, Helena dos Anjos e Grupo Deus é Fiel e a banda do Exército Brasileiro. Além disso, na quarta-feira (03) foi promovida a Noite Cultural com a realização do Show de Calouros.
Todos os dias da festa foram celebrados com muita animação e participação dos paroquianos e visitantes. A mensagem principal anunciada foi quanto à necessidade da leitura e vivência orante da Palavra de Deus tendo como exemplo o Padroeiro São Francisco de Assis que vive intensamente o evangelho anunciado por Jesus Cristo.
A cobertura completa da Festa de São Francisco pode ser vista no blog: www.paroquiasaofranciscodemaceio.blogspot.com e na página do facebook: Paróquia São Francisco.

Pe. Eduardo Tadeu, administrador paroquial, em nome de toda Paróquia São Francisco de Assis, agradece o empenho de todos que trabalharam na realização dos eventos e a todos que se fizeram presentes participando e prestigiando o novenário em honra ao Santo Padroeiro, São Francisco de Assis. 

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

9ª Noite da Festa de São Francisco 2012

A 9ª noite da Festa de São Francisco de Assis teve como temática refletida “Palavra de Deus e diálogo inter-religioso”. A Santa Missa foi presidida pelo Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, e animação do Coral Infanto-Juvenil Arca da Aliança.
Dom Antônio, no início de sua homilia, fez menção a São Benedito, este que a Igreja Católica o celebra no dia 05 de outubro, fazendo um breve relato acerca de sua história e a de São Francisco. Enfatizou que ambos direcionaram sua missão à pobreza, trilhando um caminho desafiador para o Ser Cristão.
Falou sobre a caminhada da Paróquia a qual foi muito bonita e que aos poucos construíram a Igreja Templo atendendo ao chamado de Cristo. Comparou a Paróquia com São Francisco de Assis que envolveu sua comunidade para a construção da Igreja e acolhida aos pobres. Afirmou que o trabalho realizado na Paróquia é muito semelhante com o de São Francisco de Assis. Finalizou exortando a todos que a Festa de São Francisco deixe o compromisso de continuar os trabalhos na Igreja em prol da evangelização.
 Ao término da Santa Missa foi inaugurado o Centro Pastoral Dom Antônio Muniz com descerramento da placa e benção de todo espaço. Na festa externa os presentes se divertiram ao som da Banda do Exército Brasileiro que entusiasmou os fiéis.   
  

8ª Noite da Festa de São Francisco 2012


Neste dia (04) em que a Igreja Católica celebra São Francisco de Assis, a Paróquia do Santos Dumont que possui o referido Santo como Padroeiro, celebrou a oitava noite dos festejos em honra ao mesmo. Teve como celebrante o Cônego José Kermes Martins e a animação solene do Coral do Seminário Arquidiocesano de Maceió, que possibilitou aos presentes experenciar a beleza da liturgia da liturgia em todos os seus detalhes.
Cônego José Kermes ao refletir sobre o tema “Palavra de Deus e Culturas” iniciou a homilia com a pergunta: Onde se encontra a palavra de Deus? O mesmo esclareceu que a palavra de Deus é encontrada na criação, nos momento de alegria e de tristeza, nas escrituras, no coração dos homens etc.
Afirmou que a esta mesma palavra assumiu a condição de homem: a pessoa de Cristo. Ele é a palavra viva encontrada especialmente na Celebração Eucarística. Acrescentou que o Cristão ao ser conhecedor da palavra deve ser anunciador da mesma respeitando a diversidade cultural, porém não aceitar o relativismo imposto pelo mundo e sim anunciar a maneira correta de viver o cristianismo. Finalizou que é preciso fazer como São Francisco de Assis que saiu anunciando nas diversas culturas, acima de tudo com o testemunho de vida.

Após a Missa a animação externa contou com a presença do Grupo Deus é Fiel.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Animais são abençoados no Dia de São Francisco de Assis

A paróquia de São Francisco, localizada no bairro Santos Dumont, em Maceió, realizou, nesta quinta-feira (04), a bênção dos animais, em comemoração ao Dia de São Francisco de Assis, protetor da natureza e dos pobres. A celebração começou às 16h30, com animação e reflexão sobre a criação.
 “A bênção é dada, pedindo a intercessão de São Francisco de Assis e suplicando para que ele abençoe nossos bichos e também seus donos, para que sempre tenham paciência e amor com os animais, que são seres de Deus”, disse o Padre Eduardo Tadeu, responsável pela bênção.
Os devotos de São Francisco,trouxeram vários animais, dentre eles, cachorros, gatos, pássaros,pombos,coelhos, cagados, jabutis. Onde todos foram abençoados e receberam aspersão com água benta.
 As comemorações a São Francisco se estendem até o sábado (06), quando, às 18h, haverá a Santa Missa e logo após será a procissão pelas ruas do bairro.


quarta-feira, 3 de outubro de 2012

7ª Noite da Festa de São Francisco 2012

                                                                                               Nesta quarta-feira (03) em que a Igreja Católica Apostólica Romana celebra os Beatos André e Ambrósio, a Paróquia São Francisco de Assis festeja a 7ª noite da festa em homenagem ao seu Padroeiro.
            Presidindo a Celebração Eucarística, Pe. Cícero Lenisvaldo iniciou a homilia falando dos mártires do Rio Grande do Norte, Beatos André e Ambrósio. Ao destacar a pessoa de São Francisco de Assis mencionou que este é um modelo de vivência da caridade e seguidor fiel do evangelho.
Reportando-se ao tema da noite “Palavra de Deus e compromisso no mundo” afirmou que a palavra de Deus deve ocupar o lugar central na vida do cristão, uma vez que ela é o próprio Cristo. Acrescentou que a Igreja é a mãe que alimenta os filhos com o pão da palavra, pois sua principal missão é trabalhar em favor da salvação de todos.
Acrescentou que o cristão ao ser conhecedor da palavra torna-se um crítico social e propagador dos valores cristãos e dos direitos humanos ao mundo, tendo como base de direcionamento a Bíblia Sagrada. Eis a missão do autêntico cristão.
A palavra de Deus é fonte de reconciliação e paz, porém isso só se tornará realidade quando todos assumirem a postura de missionário e evangelizador, sabendo que antes de anunciar é preciso se alimentar, através da leitura efetiva dos textos sagrados. Exortou quanto a importância de experenciar a leitura bíblica primeiramente em família, pois este é o local da primeira catequese.
Finalizou citando São Francisco que primava pelo anúncio do evangelho através do testemunho de vida e somente falava quando necessário. A Santa Missa foi animada pelo Ministério de Música Kerigma e a festa externa teve uma programação diferente, intitulada Noite Cultural onde os presentes puderam participar do show de calouros deixando a noite ainda mais animada.  

terça-feira, 2 de outubro de 2012

6ª Noite da Festa de São Francisco 2012



Neste dia (02) em que a Igreja celebra os Santos Anjos da Guarda a Paróquia São Francisco de Assis celebrou o sexto dia dos festejos em honra ao seu Padroeiro. Com o tema “A Missão da Igreja: anunciar a palavra de Deus ao mundo” Celebrada por Pe. Fernando Antônio, os presentes foram conduzidos a refletir sobre os Santos Anjos da Guarda e a missão do anúncio do evangelho.
Pe. Fernando esclareceu acerca das três missões dos anjos: adorar o Senhor, ser mensageiro e proteger a humanidade conduzindo-a nos caminhos ao céu. Explicou que não há necessidade do ser humano ter anjo porque o próprio Jesus se deu na cruz e é o mesmo quem protege os homens. Porém, devido ao seu imenso amor, Jesus doou à humanidade, sua própria mãe e os anjos para proteção dos seus amados.
Acrescentou que a missão dos cristãos é semelhante a dos anjos, a de ser mensageiro, anunciador de Jesus Cristo. Os cristãos devem ser anjos, assim é necessário ser apaixonado por Jesus e experenciar a leitura da palavra para saber interpretar e anunciá-la. Não se pode ser missionário sem a leitura orante da palavra. Finalizou afirmando que o grande desafio do batizado é ser anjo anunciador da palavrada mesma forma que fez São Francisco de Assis.
A Santa Missa foi animada pelo Coral Bem Aventurada.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

5ª Noite da Festa de São Francisco 2012



A quinta noite da festa de São Francisco foi celebrada com muita alegria. A Santa Missa, presidida por Pe. Francisco Teixeira, trouxe uma reflexão sobre o tema “A palavra de Deus na vida eclesial”. Pe. Francisco iniciou sua homilia enfatizando a celebração de duas grandes festas: A festa de Santa Terezinha em que a Igreja festeja no dia 01 de outubro e São Francisco de Assis, do qual está sendo dedicado o novenário.
Falando sobre São Francisco e Santa Terezinha, o mesmo afirmou que ambos são exemplo de humildade, santidade e de seguimento radical da palavra. São Francisco, de modo peculiar, é modelo de despojamento em virtude de abdicar sua própria vida em favor do anúncio do evangelho e cuidado com os pobres. Santa Terezinha, por sua vez, foi aquela que viveu a infância espiritual em todos os sentidos e mesmo com uma vida breve viveu plenamente o amor de Deus, tonando-se doutora da Igreja devido seus escritos serem repletos de instruções que podem ser seguidos na busca incessante da graça de Deus.
Salientou quanto ao chamado de refletir sobre a vivência da humildade, acrescentou que própria palavra ensina que quem quiser ser grande precisa ser pequeno, isto é, o servo. Essa humildade somente poderá ser alcançada pela leitura orante das escrituras e assim vivê-la na ação do Espírito Santo. É o poder libertador e transformador que esta palavra possui.
Finalizou, enfatizando que a festa celebrada é da humildade por excelência e o maior exemplo é Jesus Cristo que se doou na cruz e continua se doando na Eucaristia. Exortou aos presentes que se tenha Santa Terezinha, São Francisco de Assis e, principalmente, Jesus Cristo para se chegar à humildade, além da escuta e vivência do evangelho.
A Santa Missa foi animada pelo Ministério de Música Água Viva e a festa externa pelo DJ Léo. 

domingo, 30 de setembro de 2012

4ª Noite da Festa de São Francisco 2012


Liderada pela Equipe de Liturgia, MECES, Acólitos, Ancilas e Mãe Rainha a quarta noite dos festejos em honra a São Francisco de Assis teve como celebrante o Pe. Érico Falcão, da Paróquia de São Benedito e animação do Coral Fé e Vida. Com o tema “Liturgia, lugar privilegiado da palavra de Deus”, Pe. Érico enfatizou acerca a da capacidade da palavra de Deus de transformar o ser humano, em virtude da mesma ser viva e atual.
Afirmou que a Igreja é a casa da palavra, sendo o lugar privilegiado para o anúncio do evangelho. Desse modo, ao sair da missa o cristão está rico da graça de Deus para melhor convívio com a família, no trabalho e demais ambientes sociais. São os cristãos que tornam a palavra viva, pois a mesma dá direcionamento à vida que é refletida nas atitudes diárias.
Acrescentou acerca da existência de três modalidades de anúncio do evangelho: catequese, testemunho e homilia. Porém, exortou quanto à necessidade do silêncio, este interior e exterior, indicando a importância da educação da vida para o silêncio, pois Jesus fala através do silêncio. Finalizou citando Santo Agostinho “quando você lê a palavra é Deus que nos fala, quando você reza é você quem fala a Deus.
A animação externa foi por conta do Ministério de Música, Guerreiros de Cristo, da Comunidade Nossa Senhora da Conceição, que alegrou a noite com entusiamo.