terça-feira, 4 de outubro de 2011

5ª Noite da Festa - 04/10

Dia 4 de outubro é o dia em que a Igreja Católica Apostólica Romana dedica a São Francisco de Assis. Nesta 5ª noite da festa em homenagem a este homem de fé, a celebração eucarística foi marcada pela presença das Irmãs Franciscanas, da Catequese e das Escolas Estaduais, Municipais e Particulares do Santos Dumont, estes que lideraram a noite com entusiasmo e fé.
A Santa Missa foi presidida pelo Pe. Marcus Antônio, da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, do município de Capela, o qual nos ajudou a refletir sobre o tema “São Francisco ama o criador e cuida das criaturas”. Seguindo o exemplo de São Francisco, no que concerne ao amor e ao cuidado para com as criaturas, durante a tarde foi realizada a benção dos animais, enfatizando que São Francisco via nos animais e em cada criatura a ação do criador. Sendo assim, exortou a todos quanto ao cuidado com os animais, plantas e com o ser humano, este que é a maior de todas as criaturas.
Pe. Marcus Antônio iniciou a homilia salientando acerca da radical mudança de vida, o qual deixou a riqueza da casa dos seus pais e renunciou a sua juventude para abraçar a pobreza e levar a todos o autêntico amor de Deus a todas as criaturas, demostrando um amor incondicional ao criador, transformado em serviço pelo próximo.
Em seguida ressaltou o evangelho proclamado, e salientou sobre as atitudes das irmãs Marta e Maria, dizendo que é imprescindível para nossa caminhada de fé fazermos a opção pela melhor parte, ou seja, escolher seguir Jesus Cristo e colocar em prática os ensinamentos que o próprio Deus nos revela. Assim tenhamos como exemplo, depois de Jesus Cristo, o nosso padroeiro São Francisco de Assis, que fez como Maria, preferiu ficar aos pés do Senhor e fazer da própria vida uma verdadeira doação em favor dos mais necessitados.
No final da Santa Missa a catequese paroquial fez uma apresentação com mistura de dança e teatro, homenageando a São Francisco de Assis. Neste dia, vale lembrar também o dia da Ecologia que nos convida a firmar um propósito de respeitar e proteger a natureza dos gananciosos. Tendo São Francisco como patrono e exemplo, certamente não teremos dificuldades para proteger o nosso planeta.
É assim que estamos vivendo esses dias de festa, com alegria, fé e amor. Além disso, é importante salientar o aprendizado de cada dia que nos impulsiona a ter mais amor por São Francisco, pela nossa Igreja Católica e, consequentemente, a Jesus Cristo.
Paz e Bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário