Histórico

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS E COMUNIDADE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

Com a criação da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no conjunto Eustáquio Gomes de Melo, pelo Arcebispo Dom Edvaldo Gonçalves Amaral, em 24 de janeiro de 1994, o até então Loteamento Santos Dumont, foi desmembrado da Paróquia Santa Luzia, no Tabuleiro do Martins, e passou a integrar a recém-criada Paróquia.
A comunidade católica do Santos Dumont começou a se reunir, por iniciativa pastoral e missionária das Irmãs Salesianas, liderada por Irmã Loyola, pertencente a uma pequena comunidade de inserção, na Paróquia Santa Luzia. Foi sentida a necessidade de adquirir um terreno para construir uma capela dedicada a São Francisco de Assis, escolhido pelos fiéis, como patrono da comunidade. Através de campanhas e ajuda das Irmãs Salesianas, o terreno foi comprado.
Com a posse do 1º Pároco da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, Pe. José Kermes Martins, já no terreno adquirido pela comunidade, começaram as celebrações eucarísticas, todos os sábados às 16 horas.
Com o empenho da comunidade, logo a Igreja de São Francisco começou a ser construída; enquanto isso, o povo de Deus se reunia formando os grupos, as pastorais e os movimentos. A princípio, era pequena a participação dos fiéis, mas com a frequência das celebrações eucarísticas, o número foi crescendo, de modo a tornar-se pequena, para receber os fiéis, antes do término da construção da mesma.
A comunidade São Francisco de Assis, tornou-se uma das comunidades mais dinâmicas da Paróquia, com a presença dos movimentos, pastorais e ministérios de música. Com o empenho de lideranças carismáticas e perseverantes, a comunidade cresceu. Daí surgiu à necessidade de se criar uma nova comunidade, para atender, pastoralmente, os fiéis. Com o dinheiro da própria comunidade, o Pároco Pe. José Kermescomprou um terreno e nele começoua celebrar a Eucaristia, aos domingos, às 17h30min.
A comunidade motivada, imediatamente se empenhou na construção de um novo templo, agora, por escolha da maioria, dedicada a Nossa Senhora das Graças. Essa Igreja ainda está em construção. Como a 1ª dedicada a São Francisco de Assis, também já não comporta os fiéis que participam das missas dominicais.
Hoje, o Santos Dumont tornou-se um bairro populoso, com aproximadamente 25.000 habitantes, e complexo, exigindo uma maior atenção pastoral e um acompanhamento religioso mais constante. Por isto, o atual Arcebispo de Maceió, Dom Antônio Fernandes Muniz, em comunhão com o Pároco, achou por bem criar uma futura Paróquia que, por vontade do povo de Deus, passará a ser a Paroquia São Francisco de Assis.
Como a 1ª Igreja consagrada a São Francisco é pequena para ser a Matriz, os fiéis acharam melhor, pastoralmente, a nova Matriz ser a Igreja Nossa Senhora das Graças, ainda em construção, e a capela São Francisco de Assis, de agora em diante, dedicada a Nossa Senhora das Graças.
A Quase-Paróquia São Francisco de Assis englobará todo o bairro de Santos Dumont. Seus limites começam no trevo da Polícia Federal, seguindo pela BR, em direção ao Aeroporto, tomando toda margem esquerda da BR 101, até a nova CEASA. A margem direita da BR pertence à Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo.
Passam a fazer parte da Quase-Paróquia, além das Comunidades São Francisco de Assis e Nossa Senhora das Graças, as Comunidades:
1.     Jardim Planalto – Possui uma Igreja construída dedicada a Nossa Senhora da Assunção;
2.     Novo Horizonte – Também com Igreja construída e dedicada a Nossa Senhora da Conceição;
3.     Os loteamentos: São Luis e Betel;
4.     Os condomínios: Jardim Planalto I, Vila Madalena e Teobaldo Barbosa.
Foi nomeado para a Quase-Paróquia São Francisco de Assis, o Pe. Eduardo Tadeu Lopes da Silva, o qual está Administrador Paroquial desde o dia 03 de setembro de 2009, às 19h30min, na Igreja Matriz, dia este também de criação da Quase-Paróquia.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
NOVO HORIZONTE

A Comunidade, centro de todo o trabalho, determina a fé do povo e tem seu advento no despertar da evangelização das famílias que ajudaram no amanhecer da sua existência.
Apesar da Igreja ainda não estar totalmente pronta, e de não ter local fixo para as reuniões dos movimentos, já contamos com alguns, como:
·          Movimento da Mãe Rainha;
·        Catequese – Primeira turma catequizada em 20 de 1992;
·        Legião de Maria (Praesídium Mãe do Bom Conselho, Praesídium Nossa Senhora da Conceição e Praesídium Nossa Senhora de Fátima);
·        Amigos de Santo Antônio – fundado em 01 de junho de 2001;
·        Campanha de Fátima – fundada em 13 de maio de 2002;
·        Pastoral da Criança – fundada em 04 de janeiro de 2006;
·        Apostolado da oração – fundado em 08 de outubro de 2006;
·        Catequese da Crisma – fundada em 05 de maio de 2007.
Alguns eventos já realizados na comunidade:
·          Primeira Comunhão: a primeira realizada em 20 de dezembro de 1992 e a última em 06 de janeiro de 2007;
·          Encerramento da campanha de Nossa Senhora de Fátima: sempre no dia 13 de outubro;
·          Festa de Nossa Senhora da Conceição – dezembro de cada ano;
·          Instituição dos leitores, em 03 de julho de 2006;
·          Crisma: com início sempre nos meses de abril ou maio;
·          Fundação/Inauguração da Igreja em 02 de abril de 2005;
·          Início das missas aos domingos, às 16:00, em 02 de dezembro de 2007.
Fazem parte desta história, fragmentos de um povo feliz, marcado por todos os momentos cívico-sociais e religiosos registrados nesta comunidade.

COMUNIDADE NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
JARDIM PLANALTO II

Em maio de 2004, o Espírito Santo suscitou no coração do Cônego José Kermes Martins Silva a necessidade de se formar uma comunidade paroquial, no Conjunto Jardim Planalto II e São Luís. Foram, então, convocados alguns legionários para uma reunião na Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora. Nesta ocasião, organizou-se, a priori, uma Santa Missa a ser realizada no dia 1º de agosto de 2004, na sede da Associação Comunitária dos referidos loteamentos.
Por providência divina, a padroeira de nossa comunidade – Nossa Senhora da Assunção – foi eleita com 144 (cento e quarenta e quatro) votos, neste dia em que se comemora a sua gloriosa assunção, 15 de agosto.
Após a Santa Missa foram convocados os moradores da referida comunidade, para se discutir e formar as equipes que, desse dia em diante, passaram a integrar com mais afinco e se mobilizaram para a construção da tão sonhada Igreja, naquele local. Sendo assim, foi oficialmente encaminhado um requerimento, aos 15 de setembro, ao escritório da empresa “Vieira Imóveis”, pelas irmãs: Germana Martha Lopes da Costa, Maria Aparecida Claudino e Maria Quitéria Lins de Oliveira, que deram o primeiro “sim”, para realizar esta grande obra.
Em 04 de dezembro de 2004, foi doado o terreno pelo Sr. Antônio Vieira da Silva, proprietário da imobiliária “Vieira Imóveis”. Após a celebração da Santa Missa, entregou em mãos do nosso Pároco, Cônego José Kermes, o documento de doação de um terreno, medindo 15 x 31m, no lote de nº 1, centralizado no Conjunto Jardim Planalto II. Foi um dia de muita alegria para a comunidade. Os fiéis saíram em procissão da sede da Associação Comunitária para a benção do terreno, onde foi construída a Igreja dedicada a Nossa Senhora da Assunção.
A planta da Igreja foi desenhada pelos irmãos Jackson Lima da Silva e José Murilo de Lima Ferreira e, oficialmente registrada pelo Sr. Gutemberg de Oliveira (engenheiro civil). Iniciaram a construção os irmãos: Elisbão da Silva, Geraldo Vieira da Costa, Jackson Lima da Silva, José Murilo de Lima Ferreira (responsável pela obra), João Cândido da Silva, José Cícero do Nascimento, Leonardo Lopes, entre outros.
Nos dias atuais, com a Igreja ainda em construção, pode-se afirma que apenas com o auxílio da Virgem Maria, a cada dia, visualiza-se os milagres acontecerem.
A comunidade começou com um pequeno grupo de legionários que, aos olhos humanos, considerados incapazes para tal projeto, mas nos sentíamos capacitados pelo infinito amor do nosso Deus. Até a presente data, a comunidade encontra-se com 18 (dezoito) grupos de evangelização e pedimos sempre a Nossa Senhora da Assunção a graça de sermos perseverantes até o fim de nossos dias.
Com a colaboração dos fiéis e amigos, a nossa Igreja já está quase concluída. Nela, não há somente celebrações eucarísticas, como reuniões de formação para os grupos e celebrações da 1ª comunhão de um grupo de crianças.
“Pois quem é fiel no pouco, Ele confiará muito mais”.