sábado, 29 de setembro de 2012

3ª Noite da Festa de São Francisco 2012





“A Palavra de Deus e a Igreja”. Este foi o tema refletido nesta terceira noite da Festa de São Francisco de Assis. Presidida por Pe. Luciano Duarte e animada pelo Coral Família Cantando a Vida da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, do Conj. Eustáquio Gomes de Melo, a Santa Missa fez menção aos Santos Arcanjos, uma vez que no dia 29 de setembro a Igreja celebra São Miguel, São Gabriel e São Rafael.
Durante a homilia os fiéis aprenderam que os anjos são criações de Deus para o serviço do louvor a adoração. Além disso, possuem a missão de serem mensageiros e combatentes espirituais sendo companheiros da humanidade.
Voltando-se para o tema da noite, Pe. Luciano enfatizou que a palavra de Deus é a pessoa de Jesus que veio habitar entre nós, palavra essa que tem o poder de recriar o ser humano dando-lhe vida nova. Acrescentou que foi pela palavra de Deus que a Igreja foi criador e continua constantemente formando-a; a Igreja é sustentada pela Palavra.
Enfatizou que a primeira atitude da Igreja deve ser a escuta orante da palavra, a exemplo da Virgem Maria que a escutava, guardava no coração a propagava com o testemunho de vida. Finalizou dizendo que escutar a palavra é descobrir que somos e perceber qual o sonho de Deus para a vida de cada um.
O Ministério de Música, Vaso Novo, de Fernão Velho animou a festa externa com entusiasmo, entoando canções cristãs em ritmo de axé, que agradou aos presentes que se mostraram muito participativos.

2ª Noite da Festa de São Francisco 2012


Tendo como tema “A resposta de do homem a Deus que fala” a segunda noite dos festejos em honra a São Francisco de Assis teve como presidente da Celebração Eucarística Pe. José Aloísio e animação do Ministério de Música da Comunidade de Nossa Senhora da Assunção.
Pe. Aloísio falando aos fiéis afirmou que mais importante que a palavra de Deus nas mãos é tê-la no coração fazendo com que a mesma seja refletida no testemunho de vida, testemunho esse que é resposta ao que Deus fala.
Lembrou ainda que essa palavra muitas vezes apresenta-se como a voz que clama no deserto, onde é proclamada, porém não é ouvida. É como a semente que é lançada em terra árida e não dá frutos. Quando cai em terra boa dá frutos que são testemunhados com a vida como, por exemplo, São Francisco e demais Santos, principalmente Nossa Senhora.
Finalizou questionando aos presentes “Qual resposta será dada a Deus quanto a pergunta: Quem é Jesus na sua vida?”. E explicou que os Santos responderam com o cumprimento pleno da palavra em suas vidas, os quais devem ser vistos como exemplo.
A animação externa foi por conta dos Seresteiros de São Vicente de Paulo, do Conj. Graciliano Ramos, os quais tornaram esse segunda noite ainda mais agradável e festiva.
Paz e Bem!



quinta-feira, 27 de setembro de 2012

1ª Noite da Festa de São Francisco 2012



“Nada melhor que iniciar a Festa do Padroeiro falando sobre a palavra de Deus” afirmou Monsenhor Rubião Lins Peixoto em sua homilia neste primeiro dia (27) da Festa de São Francisco de Assis, que teve como tema “O Deus que fala”.
As festividades começaram nesta quinta-feira e seguirá até o dia 06 de outubro, refletindo o tema central “São Francisco, ensina-nos a ouvir, refletir, amar e viver a palavra”. Após a carreata seguida da procissão com a bandeira do Padroeiro os fiéis participaram da Santa Missa onde foi esclarecido que Deus fala através dos profetas, palavras estas que estão na Sagrada Escritura.
Deus se deixa revelar através da palavra e foi por causa dessa revelação que São Francisco de Assis se voltou para Deus por se sentir atraído pela palavra a vivendo plenamente em sua vida. São Francisco de Assis é um verdadeiro exemplo de vivência da palavra de Deus.
Terminada a Santa Missa a festa prosseguiu com a animação externa do Ministério Tronos e a quermesse. Vale considerar a concreta participação dos paroquianos que marcaram presença nesse primeiro dia da festa. 
A Festa continua e que você sinta-se convidado a participar. Paz e Bem!