sexta-feira, 30 de setembro de 2011

1ª Noite da Festa - 30/09


A primeira noite da Festa de São Francisco de Assis iniciou com a procissão da Bandeira da Festa, saindo da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, no Jardim Planalto, até a Igreja Matriz. Durante a caminhada os fiéis da Igreja de Nossa Senhora das Graças se reuniram na procissão em um gesto de verdadeira comunhão. Ao chegar à Igreja Matriz de São Francisco, todos os fiéis permaneceram em frente a Igreja e acompanharam o hasteamento da bandeira.
A Santa Missa foi presidida pelo Cônego José Kermes Martins, Pároco da Paróquia de Nossa Senhora Auxiliadora, no Conj. Eustáquio Gomes de Melo, e animada pelo Coral Nossa Senhora da Assunção. Além disso, vale salientar a efetiva participação dos paroquianos, que marcaram presença neste primeiro dia de festa.
Tendo como tema “São Francisco, Profeta da Vida”, Cônego José Kermes enfatizou a criação da natureza e a criação da vida humana, as quais são anunciadas no livro do Gêneses, onde pode-se perceber a beleza da vida esta tão respeitada e amada por São Francisco de Assis. Ressaltou que desde o início a vida foi ameaçada, porém o Deus da Vida nos enviou o seu próprio Filho para que todos tenham vida. Refletiu ainda acerca do desrespeito a vida, onde com a dureza de coração muitas pessoas a destroem em todos os sentidos, não compreendendo o real sentido da liberdade dada por Deus, resultando no desequilíbrio social, da família, destruindo a si mesmo, a natureza e ao outro.
Lembrou a todos que São Francisco primou e abraçou a vida intensamente, amando a pobreza e testemunhando o cuidado e ternura pela vida, onde o mesmo pode ser tido como evangelho vivo, na prática. Exortou que a vida é o dom mais precioso, maior que o ouro e a prata, e que precisa ser cuidada e respeitada com alegria e com fé, assim como fez São Francisco, agradecendo a Deus pela mesma como benção do Senhor e motivo maior para que nos tornemos Profetas da Vida.
Finalizando foi lembrada a memória de São Jerônimo, onde é comemorada a sua festa no dia 30 de setembro, este que foi o tradutor da Bíblia.
Na confiança de que Deus nos conduzirá no êxito dessa festa, rogamos a intercessão de nosso Padroeiro pelos dias que virão.
São Francisco de Assis, rogai por nós.
Equipe PASCOM