Nesta quinta-feira santa (05) a Paróquia São Francisco de Assis celebrou às 19:30 a Missa da Ceia do Senhor. Logo após a procissão de entrada foram apresentados à comunidade paroquial os óleos – da Crisma, da Unção dos Enfermos e do Batismo – abençoados na Catedral Metropolitana de Maceió, os quais são distribuídos para todas as Paróquias da Arquidiocese.
Na homilia, Pe. Eduardo Tadeu salientou que com a Celebração da Ceia do Senhor todos são chamados a viver e celebrar a Páscoa. Enfatizou que a Ceia não é simbolismo, pois o Pão e o Vinho tornam-se parte integrante da vida do cristão, no Corpo e Sangue de Cristo. Falou acerca da transubstanciação, explicando que aos olhos humanos o pão é simplesmente o alimento feito com farinha e o vinho e a bebida feita com a uva. Porém, aos olhos da fé é o corpo e o sangue de Cristo, a presença real de Jesus em corpo, sangue, alma e divindade.
Falou ainda sobre a vivência da humildade, esta demonstrada por Jesus quando lavou os pés dos discípulos. Com esse gesto também deixou o novo mandamento do amor, quando exortou aos discípulos “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei”. Lembrou que a celebração da Última Ceia é também o dia da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
Após a homilia seguiu o momento do Lava-Pés, onde entre os escolhidos para lavar os pés havia homens, mulheres e crianças em sinal de que o Cristo veio para todos. Após a comunhão todos seguiram em procissão com o Santíssimo Sacramento até a Igreja de Nossa Senhora das Graças onde alguns fiéis permaneceram em vigília até as 22:00. A procissão foi seguida em silêncio com soar da matraca que já anunciava a Paixão de Jesus Cristo.