sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

SEIS ANOS DE ORDENAÇÃO SACERDOTAL: BENDIGAMOS AO SENHOR!

Nesta quinta-feira (23), depois das cinzas, a Paróquia São Francisco de Assis celebrou em Ação de Graças, o sexto ano de Ordenação Sacerdotal do seu Administrador Paroquial, Pe. Eduardo Tadeu.
Após a tarde de adoração ao Santíssimo Sacramento, a Santa Missa iniciou as 19:00 e foi presidida pelo mesmo, onde falou aos presentes acerca do seu chamado e quantos desafios o Senhor Jesus já colocou em sua vida. Lembrou a todos que a pessoa do padre não é um santo e sim um ser humano igual aos demais cristãos a caminho da conversão e da santidade. Enfatizou que por esse motivo é imprescindível que os fiéis rezem pelos padres.

Ressaltou que o Sacramentoda Ordem quando recebido jamais é tirado, mesmo que o padre seja afastado do seu ministério. Fez menção a frase dita por João Batista “que eu diminua e que o Senhor apareça”, esta que é o real sentido do sacerdócio, fazer com que o Cristo apareça e seja anunciado ao mundo.




Encerrou a homilia com a canção Te amarei Senhor dizendo que a mesmaé muito significativa para si, por falar muito sobre o chamado de Senhor e sobre o despojar-se em Deus. No final da Celebração Eucarística os fiéis parabenizaram Pe. Eduardo Tadeu pelos seus seis anos de sacerdócio com votos de fidelidade a Deus e perseverança no ministério.

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

PARÓQUIA SÃO FRANCISCO DE ASSIS CELEBRA O INICIO DO TEMPO DA QUARESMA E ABERTURA DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012

Nesta quarta-feira de cinzas (22) a Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, iniciou oficialmente, com a Santa Missa as 19:00, o Tempo da Quaresma e realizou a abertura da Campanha da Fraternidade 2012, esta que traz a reflexão sobre a saúde pública, evidenciando que a saúde do povo é o que interessa.
Antes do início da Celebração Eucarística foram apresentados à comunidade paroquial os catecúmenos, os quais receberão o Sacramento do Batismo na noite da Vigília Pascal. Na homilia Pe. Eduardo Tadeu ressaltou a importância da celebração das cinzas, por esta marcar o começo da Quaresma, tempo propício à conversão. Enfatizou a simbologia dos 40 dias que faz menção aos 40 anos em que o povo de Deus caminhou até a terra prometida.
Chamou a atenção à leitura de Joel quando falou acerca da necessidade de “rasgar” o coração, que é abrir o coração à graça de Deus e assim alcançar a verdadeira conversão. Exortou quanto a três aspectos em que o cristão precisa ter cautela, que são: a caridade, a oração e o jejum. No que concerne a caridade destacou que não se realizam obras para ser notado pelos outros e sim para edificação pessoal; em relação à oração enfatizou que é imprescindível não agir como os fariseus que rezam de modo a serem vistos pelos outros; e quanto ao jejum acrescentou que não se deve transparecer que se está jejuando.
Continuou sua fala afirmando que o Tempo da Quaresma é um tempo propício para reconciliação com Deus através do Sacramento da Confissão/Reconciliação. Além disso, é tempo de renúncia, penitência e abstinência. Enfatizou que as cinzas marcam esse tempo de conversão ensinando aos cristãos sua origem do pó e retorno futuro ao mesmo.
Apresentou alguns propósitos para esse tempo como rezar pela conversão de si e dos inimigos, jejuar e orar fechando-se para as coisas do mundo e entregar-se inteiramente a Deus. Ao falar da Campanha da Fraternidade 2012 lembrou que já são 49 anos de campanha e nesse ano a Igreja exorta sobre os direitos e deveres dos cidadãos em relação à saúde pública.
Finalizou sintetizando que a Quaresma é tempo de conversão, penitência, oração e entrega a Deus para viver intensamente o Tempo Pascal que chegará ao fim da Quaresma com a Ressurreição de Jesus Cristo. Após a homilia foi conduzida a distribuição das cinzas.
Depois da comunhão a comunidade acolheu o banner com o tema da Campanha da Fraternidade 2012 e em seguida foi apresentado o vídeo da mesma, este produzido pela CNBB para educar os cristãos quanto à saúde, com o objetivo de sensibilizar a população e aos governantes no que concerne à realidade da saúde pública e difundir a função da Pastoral da Saúde mostrando a preocupação da Igreja com o povo de Deus e informando-os para adoção de posturas saudáveis e alcance da qualidade de vida. 
Nesta celebração das cinzas a comunidade paroquial também rezou em ação de graças pelos seis anos de ordenação sacerdotal de Pe. Eduardo Tadeu.