sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Parabéns pela Festa de São Francisco

“Dai graças, em toda e qualquer situação, porque esta é a vontade de Deus, no Cristo Jesus, a vosso respeito.” 1 Ts 5,18. Este é o sentimento que brota do meu coração e de todos aqueles que juntos construímos a Paróquia de são Francisco de Assis.
Durante dez dias unidos no amor e na fraternidade, fizemos que fosse realizada a Festa de nosso padroeiro São Francisco de Assis. Senti com muita alegria quanto a comunidade paroquial unida trabalhou em prol do bom êxito de nossa Festa. Durante todos os dias seja na limpeza da Igreja na preparação a noite, seja durante a missa ou na quermesse, nas barracas, na animação externa, o quanto esta bela comunidade se empenhou para que a graça de Deus fosse espalhada em todos os corações.
Quando chegou o dia da festa  no domingo, constatamos a alegria mesmo no cansaço, mas víamos a felicidade que era transmitida por todos. A belíssima procissão nos emocionou e nos fez ver que quando trabalhamoos unidos tudo da certo, quando recebemos a bênção de Jesus no Ss. Sacramento ali encerrava-se a Festa de nosso padroeiro, mas começou ainda mais nossa missão que é a de levar Jesus Cristo aos corações.
Muito obrigado a todos que fizeram com que a Festa de São Francisco de Assis, obtivesse seu êxito. Sua contribuição seja material, braçal ou espiritual, será retribuída por Deus e pela intercessão de nosso padroeiro.
Continuemos nosso trabalho levando o Amor, a Paz e o Bem!
Que Deus vos abençoe e guarde sempre!
Pe. Eduardo Tadeu

4º Mutirão de Comunicação de 28 a 30 de outubro de 2011 no Colégio Santa Madalena Sofia

 
A Pastoral da Comunicação do Regional NE 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza a cada dois anos o Mutirão Regional de Comunicação. O primeiro Mutirão foi realizado em 2005, na arquidiocese de João Pessoa. Em 2007, foi a vez da arquidiocese de Natal sediar o evento. Em 2009, a diocese pernambucana de Caruaru cedeu sua estrutura para abrigar os comunicadores cristãos do Regional Nordeste 2.
O 4º Mutirão Regional de Comunicação, promovido pelo Regional Nordeste 2, da CNBB, será realizado dia 28 a 30 de outubro de 2011, no Colégio Santa Madalena Sofia, o tema: “Processos de comunicação e mídias digitais: evangelização em tempos de cibercultura”
A abertura ocorrerá na noite do dia 28, no Ginásio do Colégio Santa Madalena Sofia, com a apresentação folclórica da região e com as palavras de boas vindas de um representante da Arquidiocese de Maceió. Em seguida, haverá a conferência sobre o tema central do 4º Mutirão de Comunicação,.proferida pela Irmã Joana Puntel, religiosa da Congregação das irmãs Paulinas, doutora em Comunicação pela Simon Fraser University (Vancouver, Canadá) e pós-doutora pela The London School of Economics and Political Science (Londres, Inglaterra).
Serão oferecidas 14 oficinas no dia (29/10), simultaneamente, todas abordando temas relacionados à comunicação. No dia 30/10, haverá, simultaneamente, oito seminários.
O evento está sendo organizado é aberto a todos os que se interessam pela comunicação, entre agentes pastorais, professores e estudantes de Comunicação Social, integrantes de Organizações Não-Governamentais, comunicadores populares e a sociedade em geral, de Pernambuco, Paraíba, Rio grande do Norte e Alagoas.
            As inscrições podem ser feitas até o dia 20 de outubro, na Cúria Metropolitana (Av. Dom Antônio Brandão, 559A, Bairro do Farol) e na Livraria Paulinas (Centro de Maceió). Maiores informações acesse:www.4muticom.blogspot.com  ou ligue: 3223-2732 / 3201-6400/ 9978-2115/ 9341-1773
 
 

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Missa solene de Nossa Senhora Aparecida

Nesta quarta-feira (12) foi celebrada, na Paróquia de São Francisco de Assis, a Santa Missa em honra a Nossa Senhora Aparecida e ao Dia das Crianças. A solenidade, presidida pelo padre Eduardo Tadeu, começou às 07h30 e foi animada pelo Ministério Água Viva.

Na procissão de entrada, as crianças da comunidade carregaram a imagem da padroeira do Brasil, juntamente com rosas, até o altar, onde ficaram sentadas durante toda a celebração.

Com o tema “Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus”, o sacerdote começou a homilia falando um pouco da história da aparição da imagem e destacou a importância que a mesma tem para a nação brasileira, intercedendo por todos. “Nós não somos órfãos, pois Maria é mãe, mestra, e cuida a cada dia dos seus filhos”, completou.

Após as palavras do clérigo, foi cantada, com muita emoção pelos devotos, a música “Nossa Senhora", de Roberto Carlos.

Finalizando a celebração eucarística, foram distribuídos brindes aos pequenos e feita uma oração, homenageando as crianças da paróquia pelo seu dia.

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia de Nossa Senhora Aparecida



Com o tema ‘Senhora Aparecida, reflexo do coração materno de Deus’, esta sendo celebrado hoje o dia da  Padroeira do Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

“O coração é o centro mais íntimo de um organismo, o centro vital, sem o qual é impossível viver. Por analogia, é no coração que fazemos escolhas e tomamos decisões… Nessa perspectiva, contemplamos o mistério de amor que encerra o coração de Maria: coração que era ‘sim’ para a vida, coração que era ‘sim’ para o irmão, coração ‘sim’ para Deus! Coração de Mãe que acolheu Jesus e acolhe todos os aflitos que estão junto à cruz! Com devoção filial, aprendamos a imitá-la”, menciona o reitor do Santuário, padre Darci Nicioli.

Que a Virgem Mãe Aparecida interceda sempre por todo o povo brasileiro.

História da devoção a Senhora Aparecida

Com muita alegria nós, brasileiros, lembramos e celebramos solenemente o dia da Protetora da Igreja e das famílias brasileiras: Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

A história de Nossa Senhora da Conceição Aparecida tem seu início pelos meados de 1717, quando chegou a notícia de que o Conde de Assumar, D. Pedro de Almeida e Portugal, Governador da Província de São Paulo e Minas Gerais, iria passar pela Vila de Guaratinguetá, a caminho de Vila Rica, hoje cidade de Ouro Preto (MG).

Convocados pela Câmara de Guaratinguetá, os pescadores Domingos Garcia, Filipe Pedroso e João Alves saíram à procura de peixes no Rio Paraíba. Desceram o rio e nada conseguiram.

Depois de muitas tentativas sem sucesso, chegaram ao Porto Itaguaçu, onde lançaram as redes e apanharam uma imagem sem a cabeça, logo após, lançaram as redes outra vez e apanharam a cabeça, em seguida lançaram novamente as redes e desta vez abundantes peixes encheram a rede.

A imagem ficou com Filipe, durante anos, até que presenteou seu filho, o qual usando de amor à Virgem fez um oratório simples, onde passou a se reunir com os familiares e vizinhos, para receber todos os sábados as graças do Senhor por Maria. A fama dos poderes extraordinários de Nossa Senhora foi se espalhando pelas regiões do Brasil.

Por volta de 1734, o Vigário de Guaratinguetá construiu uma Capela no alto do Morro dos Coqueiros, aberta à visitação pública em 26 de julho de 1745. Mas o número de fiéis aumentava e, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior (atual Basílica Velha).

No ano de 1894, chegou a Aparecida um grupo de padres e irmãos da Congregação dos Missionários Redentoristas, para trabalhar no atendimento aos romeiros que acorriam aos pés da Virgem Maria para rezar com a Senhora "Aparecida" das águas.

O Papa Pio X em 1904 deu ordem para coroar a imagem de modo solene. No dia 29 de abril de 1908, a igreja recebeu o título de Basílica Menor. Grande acontecimento, e até central para a nossa devoção à Virgem, foi quando em 1929 o Papa Pio XI declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil, com estes objetivos: o bem espiritual do povo e o aumento cada vez maior de devotos à Imaculada Mãe de Deus.

Em 1967, completando-se 250 anos da devoção, o Papa Paulo VI ofereceu ao Santuário de Aparecida a Rosa de Ouro, reconhecendo a importância do Santuário e estimulando o culto à Mãe de Deus.

Com o passar do tempo, a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi crescendo e o número de romeiros foi aumentando cada vez mais. A primeira Basílica tornou-se pequena. Era necessária a construção de outro templo, bem maior, que pudesse acomodar tantos romeiros. Por iniciativa dos missionários Redentoristas e dos Senhores Bispos, teve início, em 11 de novembro de 1955, a construção de uma outra igreja, a atual Basílica Nova.

Em 1980, ainda em construção, foi consagrada pelo Papa João Paulo ll e recebeu o título de Basílica Menor. Em 1984, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) declarou oficialmente a Basílica de Aparecida Santuário Nacional, sendo o "maior Santuário Mariano do mundo".

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, rogai por nós!

domingo, 9 de outubro de 2011

Encerramento da Festa

Neste domingo (09), após nove dias de festa na Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Santos Dumont, foi celebrada, às 16h, a Santa Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
           Com a Igreja lotada de fiéis, e transmissão ao vivo pela Rádio Milênio, a animação da cerimônia eucarística ficou sob responsabilidade do coral Arca da Aliança, levando os devotos a participarem da solenidade com muito entusiasmo.

           No começo da homilia, Dom Antônio lembrou as Santas Missões Populares realizadas em 2009 na Paróquia, quando a Igreja Matriz era apenas um galpão com poucas paredes levantadas. O Arcebispo parabenizou o empenho da comunidade, que em pouco mais de dois anos, conseguiu erguer o templo.

Dom Muniz também lembrou a história de São Francisco de Assis, que renunciou toda a fortuna do pai, passando a se dedicar aos excluídos do seu tempo. Salientou ainda o olhar que tinha para a igreja, as pessoas e o evangelho. “Olhar as pessoas sem discriminação, dando-lhes a dignidade de filhos de Deus”, destacou.
Encerrou sua fala pedindo aos fies que olhassem para a região da África, que, segundo ele, vem sofrendo com a fome e a guerrilha. Citando o exemplo do padroeiro, destacou que devemos “abraçar a todas e a todas com ternura”, lembrando o olhar piedoso que São Francisco de Assis tinha para com os mais necessitados.
PROCISSÃO
Depois da Santa Missa, a procissão seguiu pelas ruas do bairro, onde milhares de fiéis entoavam com fervor o hino do padroeiro. O Ministério Água Viva ficou responsável pelos cânticos proclamados na procissão.
Durante todo o percurso do cortejo, não foram poucas as manifestações de fé e devoção. Dona Maria Darcé Ribeiro, 68 anos, faz parte da Oração Carismática da Paróquia e trabalhou nas barracas de lanches durante os nove dias de festa. Segundo ela, visivelmente emocionada, trabalhar durante a festa foi à maior satisfação da sua vida.
Os jovens da comunidade também estavam presentes. Vitória Polinário da Silva, 12 anos, achou a festa muito alegre. “A quermesse foi o que mais gostei, por que pude dançar com os meus amigos”, completou.
Ao chegar à matriz, a procissão foi recebida com fogos de artifício. A multidão entrou na Igreja e receberam a benção do Santíssimo Sacramento.
Dom Antônio ainda lembrou o dia no nascituro e suplicou uma gestação tranqüila as grávidas. Aproveitou o momento e chamou todas as crianças presentes a comparecerem no altar e, ao som de “Podes Reinar”, fez uma oração invocando a proteção para as crianças.
Com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e uma calorosa salva de palmas, foi encerrada a Festa de São Francisco de Assis.
Paz e Bem!

Missa da manhã - 09/10

O último dia da Festa de São Francisco de Assis começou na manhã deste domingo (09), às 07h30, com a celebração da Santa Missa, presidida pelo padre Eduardo Tadeu. Animados pelo Ministério Água Viva, os fies entoaram com muita alegria os cânticos  em honra ao santo padroeiro.
Durante a homilia, o padre lembrou os nove dias de festa e ressaltou a reflexão que ela trouxe. Segundo o sacerdote, São Francisco de Assis buscou fazer a vontade de Jesus, cuidando dos pobres, doentes e moribundos, sentido no seu próprio corpo às marcas de Cristo.
A preservação à natureza também foi lembrada na fala do clérigo, que, segundo o mesmo, cuidar do meio ambiente implica em zelar pelo dom da vida e em tudo aquilo criado por Deus. “Francisco nos ensina a sermos agentes transformadores dessa sociedade”, completou.
Os festejos continuam. Às 09h terá batizado na igreja matriz e, às 16h, será celebrada outra cerimônia eucarística, presidida pelo arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz. Logo após seguirá a procissão, encerrando a solenidade.


Paz e Bem!
Equipe PASCOM.

Acesse nossas fotos aqui: