sábado, 6 de outubro de 2012

Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, encerra novenário em honra ao seu Padroeiro.


Após nove dias de festa em homenagem ao seu Padroeiro a Paróquia São Francisco de Assis, no Santos Dumont, encerrou neste sábado (06) os festejos em honra ao Santo com a procissão pelas ruas principais do bairro.
Em cada noite os fiéis participaram ativamente da recitação do Santo Terço, das Celebrações Eucarísticas e animações externas. Presidiram as Missas os padres: Monsenhor Rubião Lins Peixoto, Pe. José Aloísio, Pe. Luciano Duarte, Pe. Érico Falcão, Pe. Francisco Teixeira, Pe. Fernando Antônio, Pe. Cícero Lenisvaldo, Cônego José Kermes Martins, Dom Antônio Muniz Fernandes e Pe. Elison Silva, este que presidio a Missa Solene de encerramento da Festa.
Através do tema central “São Francisco ensina-nos a ouvir, refletir, amar e viver a Palavra de Deus” foi refletido o documento do Papa Bento XVI, Verbum Domini, que significa palavra de Deus, onde em cada Missa uma temática particular do documento foi apresentada. Na Missa de encerramento Pe. Elison, já no início da homilia, convidou os presentes à escuta da palavra, uma vez que a entendendo e compreendendo é possível pô-la em prática. Afirmou que a palavra de Deus é viva e revela o próprio Jesus.
Ao falar sobre São Francisco de Assis lembrou que o mesmo sentiu e vivenciou a palavra refletida na transformação de sua vida apaixonando-se inteiramente por Cristo. Assim aprendeu a amar até o fim trocando tudo o que tinha e o que era por esse amor, amor esse que liberta. Finalizou citando uma fala de São Francisco o qual dizia “nada me pertence, somente Jesus” exortando os presentes a sentir também esse amor apaixonado pelo Cristo.
Ao término da Celebração Eucarística os fiéis saíram em procissão com a imagem do Santo Padroeiro entoando alegres canções franciscanas e de paz, suplicando a Deus a paz nas famílias e na comunidade. Ao retornar à Igreja Matriz houve a benção do Santíssimo Sacramento e o sorteio da rifa da moto que teve como ganhador o Sr. Manoel Silva, membro do Apostolado da Oração e fiel ativo na Paróquia.
Na quinta-feira (04), dia dedicado a São Francisco de Assis, foi realizada a benção dos animais como gesto concreto do amor que o referido tinha aos animais e a toda criação de Deus. Na sexta-feira (05), com a presença do Arcebispo de Maceió, foi inaugurado o Centro Pastoral Dom Antônio Muniz Fernandes com o descerramento da placa e a benção do Centro Pastoral.
Na animação da festa externa estiveram presentes os Ministérios Vaso Novo, Tronos e Guerreiros de Cristo, os Seresteiros de São Vicente de Paulo, DJ Léo, Helena dos Anjos e Grupo Deus é Fiel e a banda do Exército Brasileiro. Além disso, na quarta-feira (03) foi promovida a Noite Cultural com a realização do Show de Calouros.
Todos os dias da festa foram celebrados com muita animação e participação dos paroquianos e visitantes. A mensagem principal anunciada foi quanto à necessidade da leitura e vivência orante da Palavra de Deus tendo como exemplo o Padroeiro São Francisco de Assis que vive intensamente o evangelho anunciado por Jesus Cristo.
A cobertura completa da Festa de São Francisco pode ser vista no blog: www.paroquiasaofranciscodemaceio.blogspot.com e na página do facebook: Paróquia São Francisco.

Pe. Eduardo Tadeu, administrador paroquial, em nome de toda Paróquia São Francisco de Assis, agradece o empenho de todos que trabalharam na realização dos eventos e a todos que se fizeram presentes participando e prestigiando o novenário em honra ao Santo Padroeiro, São Francisco de Assis. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário