domingo, 9 de outubro de 2011

Encerramento da Festa

Neste domingo (09), após nove dias de festa na Paróquia São Francisco de Assis, do bairro Santos Dumont, foi celebrada, às 16h, a Santa Missa Solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz.
           Com a Igreja lotada de fiéis, e transmissão ao vivo pela Rádio Milênio, a animação da cerimônia eucarística ficou sob responsabilidade do coral Arca da Aliança, levando os devotos a participarem da solenidade com muito entusiasmo.

           No começo da homilia, Dom Antônio lembrou as Santas Missões Populares realizadas em 2009 na Paróquia, quando a Igreja Matriz era apenas um galpão com poucas paredes levantadas. O Arcebispo parabenizou o empenho da comunidade, que em pouco mais de dois anos, conseguiu erguer o templo.

Dom Muniz também lembrou a história de São Francisco de Assis, que renunciou toda a fortuna do pai, passando a se dedicar aos excluídos do seu tempo. Salientou ainda o olhar que tinha para a igreja, as pessoas e o evangelho. “Olhar as pessoas sem discriminação, dando-lhes a dignidade de filhos de Deus”, destacou.
Encerrou sua fala pedindo aos fies que olhassem para a região da África, que, segundo ele, vem sofrendo com a fome e a guerrilha. Citando o exemplo do padroeiro, destacou que devemos “abraçar a todas e a todas com ternura”, lembrando o olhar piedoso que São Francisco de Assis tinha para com os mais necessitados.
PROCISSÃO
Depois da Santa Missa, a procissão seguiu pelas ruas do bairro, onde milhares de fiéis entoavam com fervor o hino do padroeiro. O Ministério Água Viva ficou responsável pelos cânticos proclamados na procissão.
Durante todo o percurso do cortejo, não foram poucas as manifestações de fé e devoção. Dona Maria Darcé Ribeiro, 68 anos, faz parte da Oração Carismática da Paróquia e trabalhou nas barracas de lanches durante os nove dias de festa. Segundo ela, visivelmente emocionada, trabalhar durante a festa foi à maior satisfação da sua vida.
Os jovens da comunidade também estavam presentes. Vitória Polinário da Silva, 12 anos, achou a festa muito alegre. “A quermesse foi o que mais gostei, por que pude dançar com os meus amigos”, completou.
Ao chegar à matriz, a procissão foi recebida com fogos de artifício. A multidão entrou na Igreja e receberam a benção do Santíssimo Sacramento.
Dom Antônio ainda lembrou o dia no nascituro e suplicou uma gestação tranqüila as grávidas. Aproveitou o momento e chamou todas as crianças presentes a comparecerem no altar e, ao som de “Podes Reinar”, fez uma oração invocando a proteção para as crianças.
Com um Pai-Nosso, uma Ave-Maria, e uma calorosa salva de palmas, foi encerrada a Festa de São Francisco de Assis.
Paz e Bem!

3 comentários:

  1. Agradeço a todos os paroquianos do Santos Dumont, pelo empenho durante a festa De nosso Padroeiro São Francisco de Assis.Sem a união de todos não poderiamos ter logrado exito em nossa festa.Que São Francisco intarceda sempre por todos vós.

    Pe.Eduardo Tadeu

    ResponderExcluir
  2. Agradeço a todos os paroquianos do Santos Dumont, pelo empenho durante a festa De nosso Padroeiro São Francisco de Assis.Sem a união de todos não poderiamos ter logrado exito em nossa festa.Que São Francisco intarceda sempre por todos vós.

    ResponderExcluir
  3. Essa festa trouxe muitos frutos para a nossa comunidade que teve saciada a sua espiritualidade franciscana com homilias riquíssimas, como também momentos de alegrias saudáveis, unindo a todos numa grande família. Rendemos graças a Deus, e ao Pe.Eduardo por nos conduzir e ensinar a unidade. Que Deus o abençoe! Paz e Bem!

    ResponderExcluir